De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a ansiedade é, atualmente, um dos principais problemas de saúde mental em âmbito mundial, e no Brasil, em 2021, o transtorno afetou a rotina de 18,6 milhões de brasileiros.

Mas você pode combater e evitar a ansiedade com três práticas positivas:

1. Aceite a ajuda de um profissional

A terapia e os tratamentos associados podem lhe dar o apoio necessário para compreender o que desencadeia a ansiedade, fazendo com que você administre melhor suas emoções.

2. Pratique exercícios regularmente

Às vezes, dar o primeiro passo é difícil, mas não se deixe levar pela procrastinação. Dê um passo de cada vez em direção à prática regular de exercícios. Eles auxiliarão seu corpo na produção de endorfina, um poderoso hormônio do bem-estar que vai reduzir e, até mesmo, eliminar os pensamentos repetitivos (e negativos), que são ampliados pelo sedentarismo.

3. Rompa os padrões

Se você percebe que sente-se ansioso com frequência, fique atento aos primeiros sintomas que desencadeiam a ansiedade e combata-os desde o início. Quebre o ciclo, busque pensar em coisas que lhe alegram, escute suas músicas preferidas, saia para caminhar e procure maneiras de evitar a ansiedade. Acredite que você pode vencer este estágio, acredite em você mesmo e viva com mais saúde física e emocional.